segunda-feira, 5 de dezembro de 2022


Polícia do Exército

No exército brasileiro, as primeiras estruturas, operações e funções semelhantes as que a Polícia do Exército desempenha nos dias atuais surgiram nos primórdios da formação do nosso exército. Em 1762 a instrução geral do quartel general detalha as funções da polícia do campo ou de quartel que era prevenir delitos e apreender indisciplinados, controlar para que não ocorra o roubo entre os militares, em manual utilizado pelo exército brasileiro em 1809 foi definida a atribuição da guarda de polícia do exército que deveria ser empregada para conduzir presos militares.

Durante a guerra da Tríplice Aliança, em Tuiuti o nosso patrono do Exército, Duque de Caxias designou um dos seus batalhões para ser empregado como polícia do acampamento, dando origem à missão da Polícia do Exército em campanha, nos moldes semelhantes da atualidade.

As unidades da Polícia do Exército contam com soldados diferenciados que possuem treinamento específico, devido a suas atribuições serem totalmente atípicas comparadas às demais unidades do Exército Brasileiro.

A ORGANIZAÇÃO

O Boletim Reservado Especial do Exército n°188, de 5 de fevereiro de 1944, publicou a constituição do PPM, integrando a Tropa Especial da 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária (1ª DIE), semelhante ao Military Police Platoon (MPP) do Exército Americano.

O PPM era composto por uma Seção de Tráfego, a três Grupos de Tráfego, e uma Seção de Polícia, a dois Grupos de Polícia, além do Comando. Seus integrantes eram militares oriundos do 3º Regimento de Infantaria e policiais da Guarda Civil de São Paulo/SP.

ORIGEM DA POLÍCIA DO EXÉRCITO
Em 6 de dezembro de 1943, os decretos reservados de criação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) nascia assim o Pelotão de Polícia Militar mais tarde denominado Polícia do Exército

UNIFORME

Os integrantes do PPM utilizavam fardamento do EB. Posteriormente, o uniforme padrão americano foi recebido pela tropa brasileira na Itália, passando a ser utilizado. Para não serem confundidos com elementos de outras tropas, os militares do PPM, utilizavam um distintivo privativo na gola da túnica contendo duas pistolas bucaneiras cruzadas.

A manga esquerda da túnica, portavam um braçal azul-marinho com a inscrição da sigla MP, referente à Military Police. No capacete, era visível a pintura da bandeira brasileira, ao centro, ladeada pelas letras M, à direita, e P, à esquerda. Em volta do mesmo, havia uma faixa vermelha e, na lateral direita, o símbolo do V Exército Americano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário